Marketing de Conteúdo para empresas

As estratégias de Marketing mudam conforme o tempo, mas são sempre fundamentais para os resultados e lucratividade de um negócio. A visibilidade online atualmente é primordial e inegociável é a presença nesse espaço. Para uma marca ser lembrada, ela precisa se destacar da concorrência e abordar aquilo que o possível cliente anseia. Então, você sabe o que seus clientes precisam?

No Marketing de Conteúdo, muito mais do que falar exaustivamente de si mesma, há a produção de material para atrair o público-alvo da empresa.  Abordar conteúdo de forma assertiva, que vem de um cronograma valioso, na lógica de atração, envolvimento e geração de valor, tem se mostrado extremamente eficaz.

O que abordaremos neste artigo:

Você sabe o que é Inbound Marketing?

Para que serve o Marketing de Conteúdo?

Como fazer? Tenha uma estratégia organizada!

Mensurando a performance.

Cuidado! Os principais erros no Marketing de Conteúdo.

 Você sabe o que é Inbound Marketing?

O Inbound Marketing se propõe a atrair e conquistar, ele é o segmento que envolve o Marketing de Conteúdo. O objetivo é aumentar o faturamento, tendo o foco na apresentação de soluções de problemas, compartilhados por meio de diversos canais, para estabelecer interação entre o possível cliente e a empresa. Assim, o tipo de relacionamento estabelecido é algo muito importante, uma vez que normalmente a abordagem inicial parte do cliente.

Trilhar um caminho para ensinar quem é sua empresa e o que ela faz, tornando-se referência e sinônimo de autoridade no nicho de mercado escolhido para influenciar na decisão de contratação dos futuros clientes, é o que estabelece essa proposta. A estratégia do Inbound Marketing permite ainda a mensuração dos dados e como as ações repercutiram em resultados.

Para que serve o Marketing de Conteúdo?

Entre diversos benefícios, ressaltamos alguns que são impactos diretos desencadeados pela estratégia:

  1. Aumenta a visibilidade e respeito da marca;
  2. Otimiza em tempo e valor a aquisição de clientes;
  3. Proporciona uma experiência diferenciada para quem se aproxima da marca – na trajetória de começo, meio e fim;
  4. Resulta em lucratividade e crescimento da empresa.

Como fazer? Tenha uma estratégia organizada!

Parece, no primeiro momento, que basta apenas compartilhar tudo o que a empresa sabe sobre os temas que transitam em seu dia a dia e isso já será suficiente para produzir resultados. Não é bem assim!

Existem vários canais para compartilhar conteúdos que podem despertar o interesse de possíveis clientes. Sendo assim, é necessário organizar uma abordagem assertiva. Nada mais frustrante do que produzir conteúdo incansavelmente sem obter o retorno  desejado pelos esforços empregados.

Primeira estratégia: conheça alguns dos canais de contato em que os conteúdos produzidos podem ser compartilhados:

  • E-mail marketing e fluxo de automação;
  • Compartilhamento de material rico – E-book, Infográfico, Vídeos;
  • Redes Sociais – LinkedIn, Instagram, Facebook, WhatsApp, Telegram, Youtube, Twitter;
  • Landing page;
  • Blogs – Artigos otimizados.

A grande dúvida que pode surgir é: qual dessas possibilidades funcionam melhor para meu negócio? E a resposta é que tudo depende do objetivo e da Persona, ou seja, o perfil de público que quer atingir, porque e como quer fazer isso. Esse critério é que vai determinar qual será a melhor abordagem.

Estabelecer um objetivo afunila significativamente as possibilidades de criação. Saber o que se quer falar e para quem irá comunicar algo, faz toda diferença. Estabelecer isso, permite que a criação e cumprimento de um cronograma aconteça de forma organizada, visando resultados duradouros.

Esse planejamento ajuda a decidir o que será compartilhado nas redes sociais, o que irá em e-mail marketing, qual será o tema dos artigos e assim por diante. As ações serão pensadas com antecedência, aproveitando datas comemorativas, como por exemplo, que se conectem com a marca da sua empresa, ou até mesmo, aproveitar algo que está em evidência e utilizar isso como oportunidade de engajar as pessoas para conhecerem o que tem a oferecer.

A produção de conteúdo envolve levantar as inquietações da sua Persona, apresentar soluções e mostrar que sua marca é a resposta para o que ela precisa. Sempre lembrando que as pessoas compram ideias, muito mais que produtos. Quando as fazemos entender o valor daquilo que oferecemos, os benefícios intrínsecos são muito mais fáceis de conectar à sua Persona, gerando mais chances de apresentar assoluções e serviços que preenche a necessidade.

Mensurando a performance.         

Existem diversas formas de mensurar  a evolução da estratégia. A mais indicada é pensar nessa divisão simples: objetivo, estratégia e ação.

Objetivo: Resultado esperado.

Estratégia: como irá chegar no resultado.

Ação: o que e como será feito, a forma escolhida.

Essas três partes do processo geram informações que podem ser analisadas e que impactam na maneira como é avaliada uma estratégia. O objetivo foi cumprido? Quando a resposta é sim é possível entender que as estratégias e ações utilizadas foram positivas e podem ser aprimoradas para no futuro obter resultados semelhantes ou ainda melhores. Caso a resposta seja não, com base nos dados, é possível identificar a etapa da execução que precisa ser reavalidada, ou seja, há um norte para readequar o cronograma e tentar novas abordagens.

Cuidado! Os principais erros no Marketing de Conteúdo.

Nesse tipo de estratégia, o foco é no conteúdo e em como ele pode agregar ao público-alvo. Esse material a ser compartilhado precisa de um bom planejamento e por isso o calendário é tão valioso, principalmente para tornar cada interação estruturada, gerando conversão.

É muito comum, infelizmente, que as empresas não pensem em uma estratégia para o Marketing de Conteúdo e delegue essa responsabilidade para alguém que não tenha as habilidades necessárias para exercer esse papel. É preciso ter conhecimento em comunicação e vendas, bem como no segmento específico que se quer propor a estratégia.

Lembre-se também que as propostas de Inbound Marketing promovem resultados a longo prazo. Portanto, aos ansiosos de plantão: segura o coração, tenha o foco e dedicação no lugar certo, que com toda certeza, com profissionais qualificados e uma estratégia bem executada, fará toda diferença para o seu negócio.

(*) Por Débora Lobo, redatora da VianaCom, agência de publicidade especializada em ISPs.

Compartilhe esta postagem:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *