Você sabe quem é o seu cliente ideal? Conhecer quem ele é ajuda na construção de estratégias com base em seus gostos e preferências. Desta forma, é possível ter um direcionamento, o que facilita a forma como uma empresa se posiciona no mercado mesmo que em algum momento precise repensar e ajustar as informações levantadas.
A persona representa o seu cliente ideal. Em uma definição mais clara, seria a representação de seu cliente perfeito. Essa informação é tão preciosa que afeta todos os setores de uma empresa e orienta a forma como os recursos serão investidos.
Quão importante é definir seu cliente ideal?
Você saberá o que fazer em seu negócio se tiver clareza para quem está direcionando suas ações. Essa informação faz com que todos os times da empresa tenham uma direção para criar o marketing na produção de conteúdo e na busca por leads qualificados, a abordagem para conversão em vendas e assim sucessivamente.
Outro fator importante é a retenção de clientes, um assunto muito abordado atualmente. Mais do que ofertar um produto ou serviço, sua empresa precisa promover uma experiência e garantir que ele obtenha mais do que procura por trás da vivência obtida. O sucesso do cliente (customer success) é uma área em ascensão e pode ser melhor obtida com as adequações necessárias no relacionamento com o seu cliente ideal.
A persona possibilita também um direcionamento na adequação da linguagem. O tom de voz da marca é ajustado, definindo sua fala a partir do momento em que se sabe para quem está falando. A comunicação em todas as suas instâncias é o foco. Identidade visual, tom de voz e posicionamento digital, tudo proposto com muito mais precisão. Quando é possível materializar a persona e interagir com ela, não há preocupação excessiva com quem não será alcançado, pois não fazem parte do alvo estabelecido.
Simulação de Persona – Cliente ideal
Há três pontos que ajudam na definição da persona: Análise da concorrência, entrevistas e enquetes para encontrar o cliente ideal, pesquisas e enquetes com clientes leais. Com base nas respostas, são analisados os resultados e assim, será possível fazer um mapeamento de personalidade.
Imagine uma loja de produtos esportivos de luxo. Quem seria o cliente ideal para essa marca? Realizamos um esboço abaixo:
Roberta
- Dados pessoais: Casada, tem 3 filhos. Mora em Campinas – SP. É proprietária de uma loja de roupas há mais de 20 anos, dedicada à mulheres que estão entrando no mercado de trabalho.
- Hábitos: Ela gosta de passear no shopping para se atualizar sobre as tendências. Ela nada três vezes na semana, desde menina.
- Estilo de vida: A família faz duas viagens por ano, uma mais rápida e outra para o exterior. Jantam juntos três vezes na semana. Eles gostam de compartilhar uma leitura em conjunto antes de dormir.
- Hobbies: Adora ir ao cinema com o marido e os filhos. Ler um bom livro e tomar uma taça de vinho seco.
- Comportamento de Compra: Não gosta de pagar caro no que compra, mas preza muito por qualidade. Ela não é impulsiva, mas conta com a opinião do marido para decidir.
Tendo em mente essa personagem fictícia, como o caso da Roberta, tudo fica mais pessoal e assertivo. Essa criação é centrada e deixa a comunicação específica para um grupo que é representado pela “Roberta”.
Qual a diferença entre persona e público-alvo?
Muito parecido com o conceito de público-alvo, a persona se define como um recorte em relação aos consumidores no mercado para quem a empresa entende que deseja e quer atender. A Persona é mais assertiva, com detalhes e precisão que facilitam uma análise correta, com a criação de uma personificação, chamada de Avatar, como forma de direcionar com precisão as ações de uma empresa.
Entende como a Persona é bem mais detalhista do que o público-alvo? O fato de ser genérico não quer dizer que as pesquisas de público-alvo não tenham seu lugar. Nesse caso, o resumo é que o comprador precisa enxergar valor naquilo que é oferecido e ter seu interesse despertado na solução proposta.
No caso da Persona, há uma relação mais íntima, profunda e complexa. Afinal, a forma de alcançar o consumidor, vender um produto ou uma solução tornou-se mais desafiadora. Justamente por isso, surgem formas de alcançar objetivos de venda que contemplem essas modificações nos padrões de compra.
Conclusão – Encontre seu cliente ideal!
Saber com quem estamos falando afasta a insegurança e traz efetividade nas ações. Com certeza essa é uma estratégia necessária e que fará toda diferença nos resultados e lucratividade de seu negócio. Por mais que pareça complexo e exija realmente dedicação para se obter a persona que contemple especificamente sua empresa, é algo que vale muito a pena. Portanto, encontre seu cliente ideal e caso se sinta perdido nesse processo, lembre-se que existem empresas especializadas para ajudá-lo nisso.
(*) Por Débora Lobo, redatora da VianaCom, agência de publicidade especializada em ISPs.